Aprendendo Francês – O início

Voltando depois de anos!

Quem sabe esse blog volte à ativa =)
Preciso de disciplina e tempo para isso.

 

Enfim. Estou aprendendo francês. Fazendo uma experiência de imersão na língua. Meu celular está todo em francês, alguns programas no computador também, tenho escutado alguns podcasts em francês e estou fazendo as atividades no duolingo e no memrise.

Ainda não tem um mês que comecei a aprender(cerca de 3 semanas), mas já consigo entender conversar simples e ler algumas coisas. Segundo os aplicativos devo estar sabendo cerca de 250 palavras em francês.

O Memrise tem um jeito muito legal de aprender. Várias revisões, de várias formas. Cada palavra nova que você aprende é uma sementinha, que ao ser aprendida vira uma flor. E de fato, quando vira uma flor, você aprendeu ela e só precisa revisitar nas revisões.

O Duolingo tem um esquema parecido e você percebe melhor a evolução entre os temas e vai sabendo os vocabulários que vai ganhando: comida, roupas, tempo presente, verbo ser e haver.

Tenho voltade de procurar um livro de frances para ter o jeito mais tradicional de aprendizado com atividades e tudo mais. Não sei por que tenho esse desejo, mas me dá a impressao de que sedimentarei melhor o conhecimento.

Aprender francês tem sido bem mais divertido do que o inglês, mas mesmo assim vejo que o inglês é tipo uma língua.zip. Você tem realmente o necessário lá, enquanto que no frânces é tipo no português com conjugações diferentes para cada pessoa, gênero, etc. Mas também tem algumas compressões. Por exemplo, não existe o gerundio no francês e isso me incomoda um bocado. O lado bom é que o call-center francês deve ser algo mais assetirvo: “eu faço isso”, “eu configuro aquilo”,….

Ah! E por que estou fazendo isso? Em parte pelo desafio. Saber até onde minha mente pode ir e se de fato o cérebro consegue fazer as maravilhas que falam que é capaz. Deus nos deu um tesouro tão bonito e temos que fazer o melhor para frutificar esse tesouro.

Fiquem com Deus!

À bientôt!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *